Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.

Noções básicas - Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Noções básicas - Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Mensagem por Convidad em Sab 26 Maio - 8:05:55



Utilização de nitrogénio para insuflar pneus de automóveis de passageiros e veiculos comerciais em utilizações normais

O nitrogénio tem vindo a ser disponibilizado como alternativa ao ar para encher os pneus. O objectivo desta nota é informar os consumidores acerca do enchimento de pneus com nitrogénio. *
Os pneus são concebidos e construídos para permitir grande quilometragem em excelentes condições mas têm de receber uma manutenção adequada.

O ponto principal da manutenção dos pneus é manter a pressão recomendada.

A pressão correcta é a recomendada pelo fabricante do veículo e pode ver-se na placa referente aos pneus do veículo ou no livro de instruções. A Continental recomenda que o consumidor verifique a pressão dos seus pneus em intervalos regulares, pelo menos uma vez por mês e antes de todas as viagens longas, ou duas vezes por mês, dependendo da regulamentação local, hábitos ou condições de utilização.



Utilização de nitrogénio nos pneus

O nitrogénio é um gás inerte (não inflamável) – ou seja, trata-se de ar seco com o oxigénio removido. Por exemplo, o ar ambiente tem na sua composição cerca de 78% de nitrogénio. Devido às suas propriedades de gás inerte, é muitas vezes usado em aplicações específicas de pneus e ou em ambientes que o exigem. Estas aplicações em pneus incluem a aviação, em minas, e a utilização em veículos pesados. O nitrogénio é também usado na competição automóvel profissional que envolve veículos extremamente velozes. Subentendemos que o nitrogénio seco é usado nesta perspectiva para ajudar a diminuir as variações de pressão dos pneus quando variações, mesmo que diminutas, podem afectar o comportamento do veículo em limites extremos de performance.

Para o uso diário do consumidor normal de serviços de pneus, não é necessário insuflar os pneus com nitrogénio. Contudo, insuflar os pneus com nitrogénio não lhes provoca qualquer dano e pode contribuir marginalmente para reduzir as perdas de pressão provocadas por quebra de impermeabilidade. Todavia, o nitrogénio não previne qualquer perda de pressão provocada por furos, falta de estanquicidade entre o pneu ou a válvula e a jante, vazamento da válvula e outras perdas de pressão com origem mecânica. Uma vez mais, a utilização do nitrogénio, só por si, não substitui a importância de verificar regularmente a pressão dos pneus. Se a pressão de ar do pneu estiver abaixo daquela que está especificada na placa do veículo, o pneu deve ser reenchido – seja com ar ou com nitrogénio – até à pressão apropriada. Não utilize pneus com falta de pressão e ou com excesso de carga (veja “Aviso”).

Tanto quando insuflados com ar, como com nitrogénio, a manutenção regular da pressão dos pneus continua a ser crucial e necessária. Só por si, a utilização de nitrogénio não substitui o controlo periódico da pressão dos pneus.

AVISO[!] Pressões baixas e/ou cargas excessivas levam os pneus a tensões excessivas e a um crescente aumento do aquecimento que pode levar à incapacidade do pneu, seja pela separação e ou desagregação da cinta e do piso, podendo ter graves consequências.

*Para informações acerca do armazenamento ou do manuseamento de nitrogénio, queira seguir as instruções de segurança do fabricante e ou do fornecedor do gás.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Noções básicas - Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Mensagem por Freitas em Sab 26 Maio - 23:02:19

Mais um bom post Rick cheers
avatar
Freitas
Amador
Amador

Masculino Mensagens : 69
Data de inscrição : 19/05/2012
Idade : 29
Localização : Margem Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Noções básicas - Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Mensagem por Andre Gutuh em Seg 28 Maio - 11:24:29

Grande post sim senhora amigo... Wink

Mais uma informação para o pessoal ficar atento... Very Happy
avatar
Andre Gutuh
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 21/05/2012
Idade : 29
Localização : Argoncilhe/Gaia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Noções básicas - Utilização de nitrogénio para insuflar pneus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum