Clube Corsa Portugal
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Preparação de cabeça 1.4

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Preparação de cabeça 1.4

Mensagem por rubysac em Qua 23 Maio - 20:51:25

Este projecto tem como objectivo montar uma cabeça do motor C14SE num bloco do C14NV de um Opel Corsa-A. O C14SE é um motor com injecção multiponto com válvulas de admissão da mesma dimensão das do motor do GSi 1.6. O C14NV È um motor a carburador. Neste momento o motor que está no carro tem uma cabeça de um motor 1.3, que tem as válvulas identicas ao 1.2 e 1.4 a carburador, mas que tem janelas de admissão em arco (bastante maiores que as do 1.4 mas identicas ao 1.2). Ao mudar de cabeça, as válvulas de escape passam de 29mm para 31mm e as de admissão de 33mm para 38mm. Juntamente com janelas de admissão redondas (que batem muito mais certo com o colector dos 2 carburadores Weber DCOE 40) deve haver uma grande melhoria da respiração do motor.

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Este é o aspecto da cabeça pouco depois de começar o trabalho. A primeira coisa a fazer é retirar as válvulas, usei uma chave de tubos (a das velas) e com um martelo fiz saltar as meias-luas (seguram as molas no sitio).
Fácil de fazer, especialmente quando não se tem cuidado em guardar as válvulas. As de admissão estão todas empenadas, e decidi substituir todas.


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Primeira tentativa de polir as camaras de explosão. Para isto usei somente o dremmel. Não estou satizfeito ainda com o resultado, ainda vou lixar de novo à mão, e no final polir de novo.

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Como curiosidade, mostro a camara de explosão de uma cabeça de 1.2. Dá para ver bem a diferença de formato e também para ter uma ideia da diferença de dimensões das válvulas.
Depois de ir às compras o resultado foi o seguinte:
4 válvulas de admissão 38mm
+
4 válvulas de escape 31mm
=
36€

jogo de juntas da cabeça
=
61.36€

Depois fui comprar as ventosas para rodar válvulas.

2 ventosas + kit de massas de rodar válvulas
=
9.75€

Os "paus" para colocar as ventosas foram-me oferecidos, portanto não tenho preços.Entretanto arranjei através de um amigo uma tampa de válvulas do C14SE, que é mais bonita que a minha, e que além disso, usa uma junta de borracha em vez da de cortiça que acaba sempre por babar. Com esta tampa ganho um respirador de óleo. Isto vai permitir eliminar o respirador do carter. Mais tarde tenho que fazer uma chapa para tapar a saida no bloco.

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A dita tampa pintada de preto alta-temperatura.

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Começei a trabalhar nas admissão e escape. Estas fotografias mostram a admissão depois de usar o dremmel com lixas, e de algum trabalho com lixa à mão. Ainda falta algum trabalho.

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Fotografia da janela de escape depois do dremmel. Ainda não começei o trabalho à mão.

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Entretanto chegou a nova árvore de cames.

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O novo colector que bate certo com esta cabeça.

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Pormenor do colector. O buraco quadrado é uma passagem de água.

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Para acertar a cabeça com o colector pintei as zonas a desbastar com tinta preta, para melhor acesso à parte do colector a desbastar, "inventei" este pincel.

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Inicialmente começo por desbastar num angulo maior, para determinar mais rápidamente até onde quero ir. Vou experimentando encostar o colector para ver quanto falta.

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Depois do primeiro desbaste, é altura de acertar a passagem, para não haver curvas apertadas.

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Aqui ainda podemos ver a diferença que fazia do colector para a cabeça.

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Agora depois de desbastar.

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Depois de acertar todas as passagens com o dremmel.

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Começa o trabalho à mão. Usei este esquema para evitar as bolhas nos dedos, e também porque me assim não preciso de segurar a lixa com outro dedo, o que ao fim de um bocado se torna doloroso.

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Já começa a ter melhor aspecto.

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Por uma questão de curiosidade, a comparação da admissão do 14SE (redondas) e do 14NV (quadradas).

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Esta é a caixa de ar que irei usar. Foi-me oferecida pelo Akeemking (obrigado de novo).
A caixa de ar precisa de ser alterada, pois não quero nem a válvula de vácuo, nem a entrada de ar quente que esta abre e fecha.

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Aqui estão as peças que não são precisas, uma delas, a mais à direita, teve que ser cortada.

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Cortei dois pedaços de plástico de uma tampa de uma caixa de gelado e tapei os buracos que ficaram.

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Vista do interior.

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Vista através da entrada de ar.

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Mais uma vista do interior.

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A caixa com o filtro.

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E o trabalho na caixa de ar está terminado.

Continua...
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rubysac
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