Clube Corsa Portugal
Bem vindo caro visitante,

Para conseguir aceder às totais funcionalidades do fórum, deverá registar-se e efectuar a apresentação.

Conseguirá aceder a mais áreas técnicas, fazer questões, dar opiniões e apresentar o seu projecto a todos os membros.

Transmissão partida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Transmissão partida

Mensagem por Happycorsa em Qua 20 Jan - 9:49:54

Alô! Já alguem aconteceu partir uma transmissão pela rosca rente ao rolamento?
deixo uma foto para dar uma ideia do sucedido.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

depois disto o rolamento ficou com bastante folga, pelo que fiquei na duvida se seria a folga que deu origem a partir a transmissão, ou a transmissão ao partir que estragou o rolamento Smile

alguma ideia?
Abraços e obrigada pelo forum!

Happycorsa
Iniciante
Iniciante

Re: Transmissão partida

Mensagem por lennoxlewis em Sex 22 Jan - 11:58:03

Será sempre a transmissão a provocar estrago no rolamento mas acho que neste momento não é relevante dado que vais precisar de transmissão e rolamento

lennoxlewis
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Daniel 1.5DS em Sex 22 Jan - 14:45:28

lennoxlewis escreveu:Será sempre a transmissão a provocar estrago no rolamento mas acho que neste momento não é relevante dado que vais precisar de transmissão e rolamento

Eu diria com contrario! uma vez que que a transmissão é suposto só suportar esforços de torção dai que se a partir por fadiga partem em zonas em que estão sujeitas a torção cíclica (ou seja a torção não é contaste), zona como por exemplo antes de entrar no cubo (parte estriada). Ora na zona da porca, já não existe torção o único esforço a que a transmissão esta sujeita é tração e é devido ao aperto da porca, e este é constante, ou seja se é para partir parte ao apertar a porca. Smile (duvido que aconteça) 
Se partiu em andamento, na minha opinião é porque a ponta da transmissão ficou sujeita a algum tipo de esforço cíclico, provavelmente provocado por uma folga no rolamento, colocando assim um esforço que era para ser totalmente "absorvido" pelo rolamento, na transmissão! 

espero ter-me feito entender 
cumprimentos
Daniel 1.5DS
Amador
Amador

Masculino Mensagens : 228

Mensagem por Happycorsa em Sex 22 Jan - 18:19:45

Antes de mais Obrigado pelas opiniões e dicas Smile

Sendo assim deixo mais uns pormenores, 
Pouco antes do Verão passado substitui as pastilhas e discos do corsa em questão, nessa altura não me apercebi que os rolamentos tivessem folga e com a habitual inspecção visual tudo parecia estar ok, mas o que é certo é que da roda do lado esquerdo comecei a sentir uns barulhos tipo pastilhas a roçar, aquele típico "guinchar metálico", mas como não era constante, e dependia um pouco da posição da direcção achei que teria limpo mal a base onde assenta o disco e tivesse ficado com algum lixo... alguns km depois e o ruído foi diminuindo, embora nunca tenha desaparecido por completo.

Neste ultimo fim de semana, ao virar à esquerda num cruzamento (devagar pois tinha acabado de arrancar) senti um estalo grande mas nada que impedisse que seguir viagem, verifiquei os travões se estavam la Smile dei uns zigue-zagues na direcção, e estava tudo ok, segui viagem e ao estacionar (virando tudo a direita) senti um forte roçar... saí do carro olhei para o disco e estava marcado com sinal de estar a roçar na base da pinça, ao voltar a casa levantei o carro e verifiquei que tinha bastante folga na roda e estava a ponta da transmissão com a respectiva porca (tal como mostro na foto) dentro do guarda pó do cubo da roda. 

É claro que nunca parou nem me deixou apeado, afinal é um corsa Smile

Neste momento já está tudo reparado, substitui a transmissão e a manga de eixo completa, é a vantagem de se encontrar muito material em 2ª mão.

Coloquei este post pela partilha do sucedido e para perceber melhor o porque das coisas acontecerem, também fiquei na duvida se neste carro a transmissão ao ser apertada ajudaria a manter o rolamento uma peça só. 
 Ao desmontar/montar pareceu-me que não, ou seja o rolamento suporta só por si o peso do carro.
Continuamos de acordo? abraços e mais uma vez obrigado.

Happycorsa
Iniciante
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: